Você já ouviu falar na Estratégia do Oceano Azul? O termo foi cunhado em 2005, quando foi lançado o livro “A Estratégia do Oceano Azul”, escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Ambos representam o The Blue Ocean Strategy Institute, parte da INSEAD, uma das mais renomadas escolas de negócios da Europa.
Oceano Azul é um conceito de negócios que apregoa que a melhor maneira de tentar superar a concorrência é deixar de tentar superá-la. Em outras palavras, os autores defendem a ideia de que uma empresa que pretende crescer deve buscar mercados inexplorados, em vez de disputar fatias de modelos de negócio já com competitividade acirrada.
O Oceano Azul, portanto, é uma metáfora para um local no qual a empresa pode “nadar livremente”, uma vez que praticamente não encontra concorrência. Por outro lado, deve-se evitar os “oceanos vermelhos”, os mercados que estão saturados pelos concorrentes.
A cor vermelha é uma analogia a um “mar de sangue”, derramado pelas batalhas entre as empresas.
Empresas como o Cirque du Soleil, o Uber e a Starbucks são algumas das referências que adotam esse conceito de forma bem-sucedida. Alguns conselhos que o método defende incluem ir além da demanda existente, reconstruir barreiras no mercado, superar obstáculos organizacionais e orientar a execução estratégica.
Confira 3 vantagens da estratégia oceano azul
A estratégia pode trazer uma série de benefícios para a organização. Por isso, é importante que tanto startups quanto empresas que já operam há algum tempo no mercado repensem suas estratégias.
Abaixo, listamos as principais vantagens de implementar a estratégia na companhia. Confira:
1. Auxilia no crescimento da empresa
Quando a empresa atua em um mercado inexplorado, as chances de crescimento são muito maiores. Isso porque, ao entrar em um nicho onde não há concorrência, a companhia conquista consumidores fiéis, leais à marca e, muitas vezes, entusiastas da proposta de valor que o negócio oferece.
Porém, é importante destacar que a empresa deve promover uma melhoria contínua nas suas operações, de modo a seguir oferecendo a melhor experiência possível para o consumidor. Caso contrário, a concorrência pode alcançar — e derrubar — a pioneira.
2. Aumenta a visibilidade da marca
Uma empresa que traz inovação para determinado segmento atrai não apenas o interesse de consumidores, como a atenção da mídia. Isso ajuda a aumentar a visibilidade da marca e pode, inclusive, auxiliar na divulgação de outros produtos ou serviços que atendem nichos mais concorridos.
3. Fortalece a marca
Conceituar-se como uma empresa inovadora contribui para o fortalecimento da marca. Afinal, a própria proposta de valor do produto ou serviço oferecido pela empresa já funciona como uma ferramenta de marketing.
Saiba como implementar a estratégia oceano azul na empresa
A estratégia possui seis fronteiras que devem ser superadas. Após a conclusão dessa etapa, a empresa deve enfrentar quatro passos para conquistar a clientela.
Confira as 6 fronteiras da estratégia oceano azul
1. Avaliar os setores alternativos
Consiste em avaliar se as atividades propostas pela empresa podem entrar em conflito com os produtos ou serviços oferecidos por outros setores. Por exemplo: o cinema pode ser uma alternativa ao teatro que, por sua vez, pode ser uma alternativa para um jantar em um restaurante. Apesar de atuar em segmentos diferentes, todas as opções são alternativas de entretenimento.
2. Analisar a cadeia de compradores
Consiste em entender quem é o comprador-alvo do serviço ou produto. Algumas empresas oferecem um produto que é adquirido por um público, mas usufruído por outro. É o caso de produtos destinados para o público infantil, por exemplo: os pais realizam a compra, mas quem fará uso do produto serão os filhos.
3. Estudar as ofertas de produtos ou serviços complementares
Muitos negócios podem surgir por meio da demanda por produtos ou serviços complementares. Por exemplo: a internet nasceu como um veículo de comunicação e, com o passar dos anos, deu origem a lojas virtuais, contratação de serviços online, entre outras atividades. Cabe à empresa avaliar se existe uma oportunidade em determinada área ou segmento.
4. Identificar os apelos funcionais e emocionais dos consumidores
Consiste em identificar quais argumentos podem convencer o consumidor do diferencial oferecido pela empresa. Para isso, a empresa deve fugir do lugar-comum e comunicar outras vantagens para seus potenciais clientes para, assim, despertar seu interesse ou emoções.
5. Examinar os grupos estratégicos da empresa
Cada segmento de mercado possui um grupo de empresas ou profissionais que se destaca pelo seu desempenho. Esses grupos costumam adotar estratégias semelhantes que resultam em uma alta performance quando comparados a outras companhias do mesmo setor. Avaliar as qualidades competitivas dos grupos estratégicos do setor de atuação é uma forma da empresa alcançar esse diferencial. Para isso, deve-se entender o formato dos negócios bem-sucedidos e importar algumas estratégias para dentro da realidade organizacional da empresa.
6. Analisar o transcurso do tempo
Tecnologia, inovação e mudanças no panorama do mercado podem afetar as empresas com o decorrer do tempo. Por isso, é importante que a empresa se mantenha atenta às tendências para identificar oportunidades e antecipar possíveis adaptações ao mercado.
Conheça os 4 passos da estratégia
Depois de vencer essas fronteiras, a empresa deve adotar os seguintes procedimentos para implementar a estratégia oceano azul:
1. Despertar visual
Consiste em fazer uma comparação da empresa com os seus concorrentes e avaliar o que pode ser adaptado.
2. Exploração visual
Nessa etapa, a empresa deve sair a campo para explorar as fronteiras da estratégia. Assim, a organização poderá traçar um plano de ação de acordo com o que observou nesses estudos.
3. Feira de estratégia visual
Consiste em elaborar uma matriz de avaliação de valor baseada no que foi estudado. Esse documento terá que contemplar o feedback de clientes, clientes do concorrente e clientes em potencial.
4. Comunicação visual
Nesse passo, a empresa deve criar e distribuir perfis estratégicos em uma única página e incentivar aqueles que possibilitam a implementação da estratégia.
Entenda a importância da estratégia oceano azul
A estratégia oceano azul oferece um grande diferencial competitivo para a empresa. Além disso, também possibilita que a companhia se posicione em um nicho inexplorado e se torne referência no setor. Por isso, é importante identificar segmentos onde a demanda por determinado produto ou serviço seja alta, mas a oferta limitada. Assim, a empresa estará mais próxima de negócios disruptivos e, portanto, lucrativos.
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